Dias 22 e 24 / 29 e 31 de outubro 2019

Inscrições Abertas

O Curso tem como objetivo debater as questões bibliográficas concernidas dentro da temática do Neoclassicismo no Brasil, tendo por iconografia o acervo do MNBA.

Professor Marcus Tadeu Daniel Ribeiro

É historiador da arte (FacEdu, atual IA/UERJ/1982), mestre em História do Brasil (IFCS/UFRJ/1989) e doutor em História Social (IFCS/UFRJ/1999). Formado também em Engenharia Civil (EE/UGF/1980) e em Filosofia (FSB/2012), trabalhou como pesquisador do Museu Nacional de Belas-Artes (1982-1990) e na área de tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-Iphan (1990 a 2012), tendo chefiado a Divisão de Proteção Legal (1993-1996). Leciona a disciplina “História da Arte e construção de sentidos” no Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural do Iphan (desde 2010) e História da Arte no Brasil I no Curso de Conservação e Restauração da Escola de Belas-Artes BAP/UFRJ, onde é professor adjunto também de Metodologia Científica e de Cartas Patrimoniais. Fundou, com Myriam Ribeiro, a pós-graduação lato sensu em História da Arte Sacra da Faculdade de São Bento (Rio de Janeiro, 2009), onde é professor de História da Arte Sacra I e II. Professor de Filosofia no Magistério Estadual do Rio de Janeiro (2014-2018), é coordenador do Núcleo de Formação Artística e Cultural e professor de História da Arte do Colégio de São Bento (desde 1998). É professor na pós-graduação lato sensu em História da Arte Sacra (curso ministrado durante as férias), da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (Mariana (MG) desde 2012. Ensinou História da Arte no curso de História e Crítica de Arte (Módulo II – “Do Renascimento ao Rococó” e Módulo III – “O século XIX”), organizado pelo Museu Nacional de Belas-Artes (MNBA/Iphan). É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).

Ementa

Algumas questões sobre o Neoclassicismo na Europa e no Brasil. O fim da Contrarreforma, a arte frívola da aristocracia e o panorama das mudanças. A persistência do Rococó num cenário de transformações. A importância de uma nova corrente filosófica no contexto intelectual europeu e sua difusão pelo mundo. Pensamento ilustrado e o Neoclassicismo em Portugal e no Brasil. A derrocada do império napoleônico e a restauração de uma dinastia no trono francês – suas consequências para o Brasil. O contexto artístico brasileiro com a chegada da Missão Artística Francesa em 1816. A persistência do Classicismo Imperial na arquitetura do século XIX. A novidade romântica.

Período: 22 e 24 / 29 e 31 de Outubro de 2019 (terças e quintas)
Horário: 17h30 às 19h30
Público-alvo: O público-alvo são estudantes de Museologia, História da Arte, Conservação e Restauração, Arquivologia, História e Áreas afins, bem como o público em geral interessado no tema.
Local: Museu Nacional de Belas Artes Sala Carlos Oswald Av. Rio Branco, 199 - Centro (Cinelândia) Rio de Janeiro - RJ

aba curso flyer razoes hist arte neoclassicismo

Vagas Limitadas. Investimento R$ 400,00 (*)

Descontos: Estudantes, professores, terceira idade, sócios da Associação de Amigos do MNBA e funcionários do Ibram/lphan
Desconto de 50% (*)

Incrições e Informações:
As inscrições devem ser feitas através de nossos contatos:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (21) 97660-7794
Facebook: /aba.mnba.rio

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE JÁ!

Parceiros

Parceiros

  • 1
  • 2
  • 3

Conheça Nossas Vantagens

  • Descontos em cursos e oficinas
  • Gratuidade em dias especiais
  • Outros descontos
  • Ser um amigo do MNBA