11 de setembro de 2020

Em 11 de setembro de 2020 o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) publicou em suas redes sociais esse vídeo através do Projeto Arte em Diálogo – Na Quarentena. A convite da Diretora do MNBA, Monica Xexéo, o vídeo foi produzido pelos artistas para mostrar parte de sua produção e pensamento poético desenvolvido durante a quarentena Covid19 / 2020. Lícius Bossolan e Martha Werneck são casados, lecionam no Curso de Pintura da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ e compartilham o mesmo ateliê e, em constante troca de ideias, constroem suas poéticas interconectadas.

Licius Bossolan (França - 1973), nacionalizado brasileiro, produz trabalhos no campo da pintura e da fotografia há mais de 25 anos, investigando a natureza da imagem, o diálogo híbrido entre essas duas linguagens e suas conexões com a imagem digital. Atualmente desenvolve pesquisa poética direcionada à representação do corpo, sua conexão com o que denomina ‘estado de anomia’ e problemas instaurados pela Pós-modernidade. Bossolan é graduado em Pintura e Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Após ter ministrado disciplinas relacionadas à prática do desenho e da pintura na mesma instituição entre 2002 e 2008, vem atuando como professor do quadro permanente no Curso de Pintura desde 2010, onde leciona disciplinas prático teóricas conectadas ao desenvolvimento poético e ao processo pictórico conectado à fotografia.

Durante cinco anos (2014-2019) coordenou o Grupo de Pesquisa O corpo como poética na pintura contemporânea (Pintura / EBA – UFRJ). No momento atua como Coordenador do Curso de Graduação em Pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ. Possui trabalhos em acervos como o MEAM - Museu Europeu de Arte Moderna, de Barcelona, o Museu D João VI e o Centro Cultural Correios (RJ). Sua última exposição individual, Anomia (Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro, RJ – 2019) trouxe questões poéticas também presentes nesse vídeo. Martha Werneck é petropolitana e graduada em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, instituição na qual concluiu mestrado (2006) e doutorado (2012) em Artes Visuais (PPGAV-EBA/UFRJ). Desde 2007 é professora na Escola de Belas Artes pelo departamento de Artes Bases – Pintura, tendo entrado no quadro efetivo de professores em 2010.

Professora Adjunta da Instituição, ministra disciplinas prático teóricas nas áreas da Pintura e da Ilustração. Werneck desenvolve a pesquisa 'O corpo feminino como poética na Pintura contemporânea', que trata da investigação da representação do corpo da mulher, apoiada em leituras que buscam sobretudo a compreensão do campo do feminino e do feminismo através de estudos da representação, da autoimagem e do retrato conjugados a diferentes imagens e signos. Sua produção envolve trabalhos predominantemente na área da Pintura figurativa, que transitam entre a investigação fotográfica, a imagem digital, a ilustração e o design, bases nas quais sustenta sua prática, poética e pensamento plástico.

Possui trabalhos nas áreas de ilustração, cenografia de arte, comunicação visual e design. Suas últimas exposições individuais aconteceram nos anos de 2019, Pequenas Ofélias e Icebergs II (Curadoria Duda Muniz) Galeria Monica Filgueiras, Jardins - São Paulo e de 2018, Pequenas Ofélias e Icebergs, Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro.

Fonte: Pintura EBA UFRJ

Parceiros

Parceiros

  • 1
  • 2
  • 3

Conheça Nossas Vantagens

  • Descontos em cursos e oficinas
  • Gratuidade em dias especiais
  • Outros descontos
  • Ser um amigo do MNBA